Pareceres

Sentença de procedência proferida em Ação Civil Pública movida pelo CREFITO 11. Ação Civil Pública proposta pelo Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região – CREFITO 11 em desfavor do Conselho Federal de Educação Física e do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região,

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS PROFISSIONAIS FISIOTERAPEUTAS E TERAPEUTAS OCUPACIONAIS E À POPULAÇÃO DE GOIÁS-GO SOBRE FISCALIZAÇÕES ABUSIVAS DO CREF-14.

PARECER nº 01/2017 – Transporte intra e extra-hospitalar de pacientes; revogação parcial do Parecer 02/2014, no item que trata de Transporte do paciente para a realização de exames dentro do hospital.

PARECER Nº 01/2015 – Possibilidade da execução de teste de esforço Cardiopulmonar com determinação do limiar anaeróbio pelo Fisioterapeuta .

PARECER Nº 02/2014 – Competências do Fisioterapeuta na prática da Fisioterapia Cardiorrespiratória e da Fisioterapia em Terapia Intensiva entre outras

Parecer da Associação   Brasileira   de   Fisioterapia   Neurofuncional   (ABRAFIN), de 24/07/2012, que foi acolhido, pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, por meio do Acórdão n. 303, de 8 de julho de 2013 ( DOU, n. 157, de 15/08/2013, fls. 127) sobre a Terapia Neural, não recomendando a utilização clínica da Terapia Neural, sem a realização de pesquisas experimentais e ensaios clínicos que suportem o uso da técnica e estabeleçam critérios de segurança, parâmetros de utilização e indicações. (Grifos Nossos)

Parecer Consultivo – Encaminhamento de pacientes feito por fisioterapeuta para outro fisioterapeuta ou outro profissional de saúde; Práticas Integrativas e Complementares executadas por fisioterapeutas, enquanto recursos terapêuticos da Fisioterapia; Prática de Quiropraxia como recurso manipulativo da Fisioterapia; Consulta e Diagnóstico fisioterapêuticos.

Parecer Consultivo – Possibilidade de atuação do fisioterapeuta com crianças de diversas idades para fins de desenvolver a capacidade física, habilidades motoras, o equilíbrio, a coordenação motora, a mobilidade, a flexibilidade com o uso de diversos instrumentos e recursos fisioterapêuticos como cones, bolas Bobath, cordas, prancha de equilíbrio, trampolim, step e outros.

Parecer Consultivo – É legítimo o uso da Luz Intensa Pulsada pelo Fisioterapeuta.

Parecer Consultivo – “Ginástica Laboral” é a expressão que descreve uma das modalidades de intervenção do fisioterapeuta.

 

Parecer Técnico n°. 004/2007 sobre destinação de resíduo hospitalar – Legitimidade de o Fisioterapeuta e o Terapeuta Ocupacional poderem ser responsáveis pela destinação dos resíduos pérfuro-cortantes (agulhas de acupuntura) e acessórios (artigos) de procedimentos uroginecológicos.

Parecer Técnico nº.001/2012 – Comissão Técnica Assistencial do Crefito 11 Neonatal sobre eventual negativa de plano de saúde; fisioterapia motora para recém-nascidos prematuros; fisioterapia respiratória e motora no período da madrugada para recém-nascidos e crianças.

Parecer Técnico: Aplicação de Técnica Cinesioterapia Específica.

Parecer Técnico de Dermatofuncional – O Uso do Laser, Luz Intensa Pulsada, Radiofrequência, Carboxiterapia e Peelings pelo Fisioterapeuta.